advento

Na Alemanha, o período de quatro semanas que antecede o Natal é chamado de “Adventszeit”, ou seja, “Tempo de Advento”. Até a noite de Natal são quatro “Domingos do Advento”.

A palavra Advento vem do latim “Adventus” e significa chegada.

Para os cristãos, o Advento é uma época de expectativa e preparação para o nascimento de Jesus Cristo e também um momento de reflexão e interiorização.

Vários símbolos são usados para ajudar as pessoas a vivenciarem melhor esse período. O mais importante é a “Coroa no Advento” (Adventskranz), uma guirlanda formada por ramos, velas, fitas e bolas.

coroa do advento

Coroa do Advento no 1° domingo de Advento com apenas 1 vela acesa.

Leia a seguir o significado de cada parte da “Coroa do Advento”:

Velas – na coroa, são usadas quatro velas que simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento . No início, vemos a coroa sem luz e sem brilho que nos faz recordar a experiência de escuridão do pecado. A medida em que vamos nos aproximando do Natal, a cada domingo do Advento (Adventssonntag) vamos acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a progressiva vitória da luz sobre as trevas, a chegada, em meio de nós, do Senhor Jesus, luz do mundo, quem dissipa toda escuridão.

Coroa – a coroa tem a forma de círculo, símbolo da eternidade, da unidade, do tempo que não tem início nem fim.

Ramos- os ramos verdes entrelaçados que enfeitam o círculo costumam ser de pinheiros ou ciprestes, árvores que não perdem as folhas no inverno e que por isso simbolizam persistência, esperança, imortalidade e vitória sobre a morte.

Fita – a fita e o laço vermelho que envolvem a grinalda simbolizam o Amor de Deus ou o próprio Espírito Santo a embalar toda criação que é remida com a chegada de Jesus.

As bolas – as bolas simbolizam os frutos do Espírito Santo que brotam no coração de cada cristão.

Coroa do Advento 2

Coroa do Advento no 4° domingo de advento com todas as velas acesas.

Portanto, a “Coroa de Advento” simboliza a natureza que se renova, e nos remete à luz que vence as trevas do mal e da morte. É uma verdadeira homenagem à vida que brota da verdadeira Vida.

Essa é, com certeza, uma bonita tradição natalina, muito difundida na Alemanha. As lojas vendem todos os tipos de guirlanda e muitas pessoas preferem confeccionar as próprias.

Geralmente as famílias e amigos se encontram nesse período e se confraternizam. Com as velas acesas, eles se divertem com os calendários de Advento e comem os biscoitinhos natalinos alemães, chamados de Plätchen.

E é nesse período que acontecem também os famosos Mercados de Natal (Weihnachtsmarkt), um verdadeiro sonho.

E você? Que tradições do Advento, você curte?