Trümmerfrauen

 

 

Clearing Up BerlinTrümmerfrauen

No final da segunda guerra mundial, a maioria das cidades da Alemanha estavam quase que completamente destruídas. 4 milhões das 16 milhões de habitações na Alemanha haviam sido bombardeadas nos ataques aéreos dos aliados e havia cerca de 400 milhões de metros cúbicos de ruínas. Na região central de Berlim, 30% dos prédios residenciais haviam sido destruídos.

Era preciso reconstruir as cidades, mas a maioria dos homens havia morrido na guerra, eram prisioneiros ou estavam feridos. Portanto, havia 7 milhões mais mulheres do que homens. E foi então que o governo resolveu recrutar mulheres entre 15 e 50 anos para ajudarem na reconstrução das cidades.

Elas trabalhavam principalmente retirando entulho. Por isso o nome Trümmerfrauen (Trümmer = destroço, entulho, ruína / Frauen = mulheres). Elas não usavam fermentas pesadas, mas formavam filas e iam passando pequenos pedaços de entulho de mão em mão até a rua, onde seriam carregados para outro lugar.

Truemmerfrauen_Ausschnitt_bpk_30014766

 

As Trümmerfrauen, trabalhadoras convocadas e voluntárias, trabalhavam sem parar, independente das condições do tempo, e ajudaram a reconstruir as cidades em tempo recorde. Alguns historiadores acham que a participação das mulheres não foi tão relevante assim, mas isso virou um mito na Alemanha e essas mulheres são sempre lembradas e homenageadas.

index

Os comentários estão desativados.

Facebook
Facebook
Google+
Twitter
Visit Us
Instagram