Stefan Zweig

berlimvisitaspersonalizadas-stephanzweigStefan Zweig nasceu em Viena em 1881. Filho de uma família judaica culta da burguesia austríaca, estudou Literatura e Filosofia em Viena e Berlim e se tornou um dos escritores mais famosos e vendidos de todo o mundo.

Apaixonado pelas literaturas inglesa e francesa, o escritor traduziu para o alemão obras de Keats, Morris, Yeats, Verlaine e Baudelaire.

Zweig era pacifista e não lutou na primeira guerra mundial. Durante esse período ele escreveu as biografias de Dostoievski, Dickens, Balzac, Nietzsche, Tolstoi, Stendhal, Maria Antonieta, Fouché, Rilke e Romain Rolland.

Em 1932, quando Adolf Hitler chegou ao poder na Alemanha e instalou a ditadura nazista com suas políticas antissemitas, Zweig deixou a Áustria e foi viver na Inglaterra, onde se naturalizou cidadão britânico.

Em 1936, esteve no Brasil pela primeira vez, a caminho do congresso do PEN Club em Buenos Aires. Foram apenas dez dias – o suficiente, no entanto, para se apaixonar irremediavelmente pelo país.

Em 1940, assustado com a tomada de Paris pelos nazistas, Zweige deixou a Inglaterra e se mudou para Nova York.

Em seguida ele faz a sua segunda visita ao Brasil. Passou cinco meses colhendo material para o seu livro “Brasil, país do futuro”, cujo título se tornaria mais tarde um apelido para o Brasil.

E na sua terceira viagem ao Brasil, em setembro de 1941, ele resolve comprar uma casa em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro onde passou a morar com sua esposa Lotte e onde escreveu “O Mundo que Eu Vi” e “O Jogador de Xadrez”.

Na noite de 22 para 23 de fevereiro de 1942, cinco meses após ter-se mudado para Petrópolis, deprimido com o crescimento da intolerância e do autoritarismo na Europa e sem esperanças no futuro da humanidade, Zweig suicidou-se com sua mulher, em seu quarto, com uma dose fatal de barbitúricos.

A casa onde o casal cometeu suicídio é, hoje, um centro cultural dedicado à vida e à obra de Stefan Zweig. (http://www.casastefanzweig.com.br/index.php).

Os comentários estão desativados.

Facebook
Facebook
Google+
Twitter
Visit Us
Instagram