Siegessäule: A Coluna da Vitória em Berlim

A Coluna da Vitória (Siegessäule, em alemão) é mais um dos monumentos de Berlim que se reinventou ao longo dos tempos – desde símbolo da vitória militar prussiana no século 19 até um popular ponto turístico hoje em dia.

berlim vip Siegessäule 01

A coluna da vitória foi projetada para comemorar a vitória da Prússia na guerra franco-alemã, porém até o momento de sua inauguração, a Prússia já havia vencido outras duas guerras, dando a estátua um novo propósito. Em 2 de setembro de 1873 o imperador Guilherme I (1861-1888) presidiu a inauguração da Coluna da Vitória, encerrando as chamadas Guerras da Unificação travadas contra os países vizinhos Dinamarca (1864), Áustria (1866) e França (1871). Diferente dos planos originais, estas duas últimas vitórias inspiraram a adição da escultura de bronze no topo da coluna.
 

berlim vip Siegessäule 02

A estátua de 8.3m de altura na parte superior da coluna representa tanto Victoria, a Deusa da Vitória, como Borussia a alegoria e nome em latim da Prússia. O mosaico no friso decorativo exterior da coluna contém representações do inimigo Napoleão sentado em uma nuvem e o Comandante Geral prussiano von Hartmann, por exemplo. O mosaico de Anton von Warner de 1873 também retrata Germania como uma imagem alegórica, a representação abstrata da nação que foi utilizada para unir os príncipes alemães. A própria imagem do Imperador Guilherme I recém coroado não pode ser usada e a representação do imperador só foi possível como uma inscrição em latim – Loco Imperatoris.

A coluna de 67m de altura ficava originalmente na frente do Reichstag, na antiga Königsplatz (hoje Platz der Republik). Em 1939, como parte dos planos monumentais para transformar Berlim em “Welthauptstadt Germania”, os nazistas moveram a coluna para seu local atual na Großer Stern (Grande Estrela), uma grande rotatória no coração do Tiergarten. Ao ser movida, a coluna foi aumentada em mais 7,5 metros, dando-lhe sua atual altura de 66,89 metros. O monumento sobreviveu à Segunda Guerra Mundial sem maiores danos, a transferência do monumento provavelmente o salvou da destruição, já que seu local original, a exatamente 1.500 metros de distância, foi destruído por ataques aéreos americanos em 1945.

O acesso ao monumento é feito através de passagens subterrâneas para pedestres, cujos pontos de entrada são demarcados por quatro pequenos templos neoclássicos os redor da rotatória. Este é um dos passeios turísticos mais indicados para aqueles que gostam de apreciar vistas panorâmicas. A plataforma de observação oferece uma impressionante vista da capital alemã, fazendo valer o valor do ingresso e o esforço da subida de mais de 270 degraus pela escada espiral da Coluna da Vitória de Berlim.

berlim vip Siegessäule 04
Serviço:
Endereço: Straße des 17. Juni/ Großer Stern 10557  Berlin

Valor do ingresso: 3,00 €
Horários:
Entre 01/04 e 31/10:
Segunda a sexta das 9:30 às 18:30
Sábados e domingos das 9:30 às 19:00
Entre 01/11 e 31/3:
Segunda a sexta das 10:00 às 17:00
Sábados e domingos das 10:00 às 17.30

Como chegar:
Ônibus linhas 100, 106, 187 ou N26 até Großer Stern
Ônibus linhas 100 ou 187 até Schloss Bellevue
Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Berlin_Victory_Column
https://www.berlin.de/orte/sehenswuerdigkeiten/siegessaeule/index.en.php?lang=en
http://www.visitberlin.de/de/ort/siegessaeule

 

assinatura-elissa-2Este texto é uma colaboração de Elissa Giordano.

 Elissa é berlinense de coração e criadora de conteúdo no Canal Alemanizando no YouTube. https://www.youtube.com/alemanizando

Os comentários estão desativados.

Facebook
Facebook
Google+
Twitter
Visit Us
Instagram