O moleiro de Sanssouci

1267819_1423959947819972_1937436197_o
Você conhece a história do Moinho de Sanssouci?

E a expressão “ainda existem juízes em Berlim”? 
Essa expressão vem do conto “O Moleiro de Sans-Souci” narrado pelo escritor francês François Andriex (1759-1833) sobre um episódio ocorrido no século XVIII.
Frederico II, o “Grande”, rei da Prússia, resolveu construir um palácio de verão em Potsdam, próximo a Berlim na encosta de uma colina, onde já havia um moinho de vento, o Moinho de Sans-Souci, nome que também deu ao seu palácio. Alguns anos depois, Frederico II resolveu ampliar uma ala do seu palácio. Como o moinho estava no terreno onde ele pretendia fazer a obra, ele decidiu comprá-lo. Porém, o moleiro se recusou a vendê-lo argumentando que não poderia vender a casa, onde seu pai havia falecido e onde seus filhos cresceriam. Frederico II  insistiu e ameaçou tomar a propriedade do moleiro com seu poder real. Foi então que o moleiro disse: “Ainda há juízes em Berlim!”
O episódio passou para a história como um símbolo da independência da Justiça. Para o moleiro, a Justiça seria cega, não distinguindo diferenças sociais. E a pergunta “ainda há juízes em Berlim/ Brasília, etc…?” acabou virando um termo citado em vários livros e textos. Quando alguém quer exaltar o poder judiciário e acreditar na justiça.

Assista o vídeo para conhecer o conto e entender melhor o seu significado.
http://vimeo.com/13205490


Direito e Literatura – O moleiro de Sans-Souci from Unisinos on Vimeo.

Potsdam – City Tour
A Versailles da Prússia

Potsdam Completo (de maio a setembro)
09 horas de passeio das 9h às 18h
cobre TODOS os itens dos 03 temas abaixo mais um passeio de barco pelo rio Havel (opcional).

Potsdam Indispensável
07 horas de passeio das 10h às 17h. Visitaremos todos os ítens do tema 1, os 3 ou 4 primeiros itens do tema 2 e um passeio de barco pelo rio Havel (opcional).
Potsdam Resumido
05 horas de passeio das 9h às 14h.
Visitaremos apenas os 3 ou 4 primeiros itens do tema 2.

Agende um passeio
 

Os comentários estão desativados.