Salsichas alemãs / Würste

berlimvip-salsichas copy
A Alemanha é a terra das salsichas. São mais de 1500 tipos: salsichas frescas, cozidas, cruas, defumadas, curadas, vegetarianas, vermelhas, brancas, rosadas, etc…Tem salsicha para todos os gostos.

Quando o turista chega aqui fica confuso sem saber o que pedir. Fiz então uma lista para vocês mostrando as mais comuns.

BRATWURST – salsicha de porco clara com ervas normalmente servida no pão. Quando ela vem da Turínguia , é chamada de THÜRINGER.

berlimvip-bradwurst

 

NüRENBERGER – essa salsicha é igual a Bradwurst (acima) só que pequenininha.

berlimvip-nüremberger copy

 

CURRYWURST – salsicha de porco mais rosada geralmente servida num pratinho de papel com bastante molho de tomate e curry salpicado por cima.

IMG_2425

 

WEIßWURST/WEISSWURST – salsicha branca de carne de vitela típica da região da Baviera. Ela é tradicionalmente servida acompanhada de mostarda doce. Ah! Antes de comer, deve se tirar a pele dessas salsichas.

berlimvip-weisswurst copy

 

BOCKWURST – salsicha mais gorda e muito saborosa, confeccionada tradicionalmente com carne de vitela e de porco. Lembra o nosso salsichão.

berlimvip-bockwurst copy

 

FLEISCHWURST – essa salsicha é como uma Bockwurst (acima), porém, ainda mais grossa.berlimvip-fleischwurst copy

 

WIENER – essa salsicha é como uma Bockwurst (acima), porém, mais fina. Pode ser de porco, vitela, frango ou peru. Como a do nosso cachorro quente.

berlimvip-frankfurter copy

 

FRANKFURTER – essa salsicha é como uma Wiener (acima) só que longa.

10834882_1571615483054417_1178462995997783670_o

 

KNACKER – salsicha gorda de carne porco e bacon. Lembra a nossa linguiça.

berlimvip-brauhauswurst

 

METTWURST – salsicha feita de carne crua temperada com cebola. Lembra o kibe crú , é pastosa e geralmente comida sob o pão ou torrada.

Frische-Zwiebel-Knoblauch-Mettwurst-1

Foto de Simpelmeier.

 

BLUTWURST – salsicha feita de sangue de porco. A pele(tripa) deve ser reitada antes de comer a salsicha. Veja na foto abaixo.berlimvip-blutwurst2 copy

 

LEBERWURST – feita de fígado de porco, lembra o foi-gràs.

48-waldpilzleberwurst

Foto copiada do site: www.pfeifer-wurstwaren.de

Atenção para mais um detalhe. Muitos visitantes acham que podemos comer salsichas em qualquer restaurante na Alemanha, mas não é bem assim. Poucos restaurantes servem salsichas. Só mesmo aqueles que servem pratos típicos alemães e, mesmo assim, nem eles servem todos os tipos. Salsichas são fast food, para se comer rapidinho.  A Bratwurst e Currywurst são as mais comuns, normalmente grelhadas e vendidas ao ar livre, em kioskes, Biergärten, ou por vendedores ambulantes, na rua mesmo. Você paga, pega a salsicha e sai comendo ou senta num banco para comer. Bem informal.

Você tambem pode encontrar salsichas no café da manhã nos hotéis ou nas casas dos alemães quando você é convidado para um churrasco ou mesmo no Natal! Sim, eles tem o hábito de comer salsichas na noite de Natal.

Costumo comparar as salsichas às tapiocas brasileiras. Onde geralmente comemos as tapiocas no Brasil? Raramente em restaurantes. Bem.. com a salsicha é a mesma coisa!
E mais um detalhe: apesar da maioria das salsichas serem de carne de porco, elas não são pesadas e são deliciosas.
E os alemães são orgulhosos de suas salsichas que, verdade seja dita, são de excelente qualidade. Portanto, não é à toa que aqui na Alemanha são consumidos 35kg de salsicha por pessoa por ano!!! Portanto,  quando estiver na Alemanha, não deixe de provar as salsichas!!!

Os comentários estão desativados.

Facebook
Facebook
Google+
Twitter
Visit Us
Instagram