Réplica do escritório de Hitler no Führerbunker

 

wp_20150620_12_02_08_pro__highres

Os últimos dias de Hitler no seu Bunker seguidos de sua morte ainda geram muita polêmica e curiosidade.

Milhões de pessoas visitam Berlim anualmente em busca de informações ou na tentativa de entender o que realmente aconteceu aqui durante o Terceiro Reich.

Um dos lugares mais procurados é o Bunker de Hitler, o “Führerbunker”, que ficava embaixo do prédio da Nova Chancelaria do Reich e seus jardins, e se tornou a central de controle do governo nazista de 16 de janeiro a 30 de abril de 1945, pois foi lá que o ditador viveu seus últimos três meses de vida e onde ele se suicidou junto com sua mulher Eva Braun e a sua cadela, a Blondi.

Localizado bem perto do Memorial do Holocausto, na esquina das ruas Gertrud-Kolmar-Straße e Ministergärten, o Führerbunker não está aberto para visitação. 

Parte dele foi explodida pelos soviéticos depois da Segunda Guerra Mundial e o que restou foi soterrado. No local existe apenas uma placa informativa.

 

fu%cc%88uhrerbunker-cassiafreire-berlimvip
Placa informativa na localização do Führerbunker

Mas, a 2km dali, em um outro Bunker, no Anhalter Hocherbunker, onde fica o museu Berlin Story Bunker, uma nova exposição está causando grande polêmica: a Dokumentation Führerbunker. Nessa exposição, além de um tour guiado de 90 minutos pelas salas do Bunker, os visitantes podem ver uma réplica do escritório de Hitler, onde ele, no Führerbunker, no dia 30 de abril de 1945, cometeu suicídio. O escritório foi montado baseado em fotos e cenas do filme “A Queda – As Últimas Horas de Hitler”. Ele está protegido por uma parede de vidro e fotos não são permitidas. A foto abaixo foi feita pela DW.

dw
(foto DW – alliance/dpa/W.Klumm)

Enno Lenze, dono do Anhalter Hocherbunker e responsável pela mostra, faz um trabalho impecável guiando os visitantes. Acusado de querer ganhar dinheiro fácil com essa mostra, ele rebate duramente dizendo que sua intenção é esclarecer as pessoas sobre o que aconteceu no final da Segunda Guerra Mundial. Eu confirmo. Fiz o tour duas vezes, em alemão e inglês, saí muito bem impressionada da mostra e super recomendo a visita. Lenze é muito competente e sério e reage forte quando algum visitante tentar brincar sobre o assunto.

anhalterbahnhof-berlimvip
Anhalter Hochbunker

O Anhalter Hocherbunker foi um abrigo anti-aéreo, que no final da guerra chegou a abrigar 12.000 que sofreram com doenças e infecções já que não tinham o que comer e que viviam entre urina e fezes, pois o número de pessoas era tão grande lá dentro que elas simplesmente não conseguiam se locomover para irem ao banheiro. Depois ele foi usado para outros fins e a partir de 2014 abriga o Berlin Story Museum, um pequeno museu que conta a história de Berlim e promove tours guiados pelo Bunker. 

Eu recomendo a visita para quem quiser conhecer um Bunker real e se aprofundar mais na história da Segunda Guerra Mundial.

Para a visita siga os seguintes passos:
1. Visite o site do Museu e compre o seu tíquete: http://berlinstory.de/dokumentation-fuehrerbunker/en/ .

2. Preste atenção ao horário de preferência: os tour às 14h são em inglês e às 12h em alemão.

3. Basta chegar 5 minutos mais cedo e se dirigir à entrada do Bunker com o comprovante de pagamento.

Endereço do Berlin Story Bunker: Schöneberger Str 23A  – 10963 Berlin

Website: http://www.berlinstory.de/museum/

 

Os comentários estão desativados.

Facebook
Facebook
Google+
Twitter
Visit Us
Instagram