Por que a cerveja não é super gelada na Alemanha?

IMG_2064Muitos visitantes chegam aqui e reclamam que a cerveja é sempre “quente”, achando que é uma falha do estabelecimento ou que os alemães não sabem beber cerveja. Engano!

Os alemães são perfeccionistas e quando eles servem cervejas não muito geladas é porque eles acreditam que a cerveja gelada demais perde o sabor. Na verdade, ela deve estar sempre entre 4°C e 7°C.
12744763_1713475412201756_8262632174841487664_n
Veja a foto acima. A garçonete está esquentando a cerveja. Sim!!! Nesses dias muito frios, a cerveja pode estar gelada demais e é preciso aquecê-la.  Para isso, ela coloca um ferrinho dentro das canecas para aumentar a temperatura da cerveja e servi-la na temperatura ideal. Algo absolutamente inimaginável para um brasileiro.

Veja abaixo alguns exemplos de Bierwärmer/aquecedores de cerveja.
bierwaermer

Fonte: danto.de

bierwaermer01Fonte: www.eichwaelder.de 

Meu sogro alemão bebe a cerveja na temperatura ambiente. Sem saber disso, uma vez, quando ele veio nos visitar,  coloquei algumas garrafas na geladeira para que quando ele chegasse estivessem geladas, mas para minha surpresa, cometi um erro! Tivemos que retirar as garrafas da geladeira e esperar que elas ficassem na temperatura ambiente para ele beber. “Gelada não tem sabor”, disse ele.

Pois é… sabendo disso, quando vier à Alemanha não reclame com o garçon ou avalie um estabelecimento negativamente achando que a cerveja estava quente. Se quiser algo gelado peça vinho branco ou rosé, pró-secco ou drinques de verão como o Hugo ou Aperol Spritz.
Cada povo tem as suas tradições e costumes e tudo fica mais fácil quando as compreendemos.

Os comentários estão desativados.

Facebook
Facebook
Google+
Twitter
Visit Us
Instagram