Palácio de Charlottenburg

O Palácio de Charlottenburg é um dos principais pontos de Berlim por ser o maior e mais belo palácio real ainda de pé na capita alemã. Ele foi erguido como residência de verão de Sophie Charlotte, a primeira rainha da Prússia, que emprestou seu nome para o palácio e a área circundante. As sete gerações seguintes de governantes Hohenzollern (a Família Real) expandiram e reformaram o palácio de acordo com as tendências de seu tempo, como resultado, a decoração interior do palácio possui vários estilos arquitetônicos, com destaque para  o barroco e rococó.

berlimvip-berlim-palaciodecharlottenburg 01

O palácio foi construído no final do século 17 e era originalmente chamado Lietzenburg devido a sua localização na então aldeia de Lietzow. Ele possuia apenas uma ala, a cúpula central e, no centro do palácio, duas salas ovais, uma delas com acesso aos jardins. A inauguração do palácio foi celebrada em 11 de Julho 1699, aniversário de 42 anos do Rei Friedrich Wilhelm III (Frederico Guilherme III). Sophie Charlotte morreu em 1705 e Friedrich nomeou o palácio e o vilarejo da região como  “Charlottenburg” em sua memória.

Um dos pontos de particular interesse é o mausoléu em forma de templo que o Rei Friedrich III mandou construir para sua esposa, que morreu jovem. Este mausoléu contém os túmulos e monumentos em homenagem aos membros da família Hohenzollern. Em uma cripta fechada ao público sob o salão do mausoléu estão os túmulos de segunda esposa de Friedrich III – Auguste von Harrach, Princesa de Liegnitz – e do Príncipe Albert, o filho mais novo de Sophie e Friedrich III. O monumento para a rainha Sophie é uma obra-prima da escultura alemã do século 19.

berlimvip-berlim-palaciodecharlottenburg 05

Partes do interior do palácio estão abertas aos visitantes, com uma taxa de admissão, incluindo o Palácio Antigo (Alte Schloss) e a Nova Ala (Neuer Flügel). O Palácio Antigo contém muitos quartos com decoração barroca e inclui uma exibição especial com as jóias da coroa, além de uma sala chamada Gabinete de Porcelana, que detém milhares de objetos de porcelana. A Nova Ala inclui os aposentos suntuosos de Frederico, o Grande em estilo rococó. Os jardins são abertos gratuitamente ao público.

berlimvip-berlim-palaciodecharlottenburg 03

O jardim do palácio foi projetado em 1697 em estilo barroco, por influência do arquiteto dos jardins de Versalhes, na França. Perto do final do século 18 jardins menos formais e com aparência mais natural foram adotados pelos paisagistas do palácio e, em 1787, o jardim foi redesenhado no estilo Inglês. Após a Segunda Guerra Mundial, o centro do jardim foi restaurado ao seu estilo barroco anterior. Hoje, um passeio pelos jardins do Palácio de Charlottenburg é uma caminhada através de 300 anos de projetos de jardinagem.

berlimvip-berlim-palaciodecharlottenburg 07

O palácio foi severamente danificado em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1951 temia-se que o Palácio de Charlottenburg fosse demolido devido a sua condição precária. No entanto, após os esforços de Margarete Kühn, então Diretora dos Palácios e Jardins do Estado, o palácio foi reformado e trazido de volta à sua condição anterior. De 2004 até o início de 2006, o Palácio de Charlottenburg recebeu seu último morador ilustre: o presidente da Alemanha, enquanto Schloss Bellevue (a residência presidencial alemã) estava sendo reformado.

berlimvip-berlim-palaciodecharlottenburg 06

Serviço:
Endereço: Spandauer Damm 10-22 14059 Berlin

Como Chegar:
Linha U2 até a estação Sophie-Charlotte-Plat
Linha U7 até a estação Richard-Wagner-Platz
 

Fontes:
http://www.visitberlin.de/en/spot/charlottenburg-palace-old-palace
http://www.spsg.de/schloesser-gaerten/objekt/schloss-charlottenburg-altes-schloss/
https://en.wikipedia.org/wiki/Charlottenburg_Palace

 

assinatura-elissa-2Este texto é uma colaboração de Elissa Giordano.

 Elissa é berlinense de coração e criadora de conteúdo no Canal Alemanizando no YouTube. https://www.youtube.com/alemanizando

Os comentários estão desativados.

Facebook
Facebook
Google+
Twitter
Visit Us
Instagram