Osmar Kalin e sua casa na árvore / Baumhaus an der Mauer

berlimvisitaspersonalizadasosmarkalin2

Na construção do Muro de Berlim, em alguns pontos, a RDA resolveu traçar linhas retas como forma de economia. E em Kreuzberg, um pequeno triângulo de terra que pertencia a Berlim oriental acabou ficando na parte ocidental,  fora do Muro.

Em 1982, Osmar Kalin, um imigrante Turco, se aproveitou do fato para criar uma horta no terreno abandonado. As autoridades da Berlim Ocidental não podiam retirá-lo pois o terreno era de Berlim Oriental, que ignorou o fato.

E assim, Osmar foi ficando e em 1989 criou uma casinha na árvore usando materiais jogados fora. Até os colchões foram trazidos do lixo. E lá ele fez a sua vida e criou uma família. Após a queda do Muro quiseram construir uma rua e tirar o Osmar de lá. Mas o terreno dessa vez pertencia à igreja e não poderia ser invadido sem a permissão da igreja. A igreja era simpatizane de Osmar e sua família e não autorizou a demolição de sua casa. Um ato louvável da igreja cristã defendendo uma família muçulmana. Hoje em dia, Osmar continua vivendo lá e recebe seus netos nos finais de semana. O local virou uma atração. Nem tanto para os turistas, mas para os alemães que sempre gostam de relembrar essa história.

berlimvisitaspersonalizadasosmarkalin4

Os comentários estão desativados.

Facebook
Facebook
Google+
Twitter
Visit Us
Instagram