Oktoberfest

Oktoberfest em Berlim

oktoberfest.berlimvip4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Oktoberfest é um festival de cerveja e uma feira de produtos e diversões celebrada originalmente em Munique (München), no estado da Baviera (Bayern), no sul da Alemanha. Hoje já espalhada pelo mundo, a festa tradicionalmente tem início no final de setembro e termina duas semanas mais tarde, no primeiro domingo de outubro. O nome Oktoberfest se origina da junção de duas palavras: “Oktober” (em português, Outubro) e “Fest” (em português, festa ou festival) formando, literalmente, o termo “Festival de Outubro”. A festa em Munique é a maior do mundo e recebe anualmente cerca de seis milhões de visitantes. Além disso, somente em 2013, foram servidos mais de 6 milhões de litros de cerveja nos 16 dias da Oktoberfest na cidade.

320779_10200142612902036_1020594778_n

Quem visita uma Oktoberfest pode desfrutar de muitas atrações, como parques de diversões, jogos e competições, além de boa cerveja e comida. Uma grande variedade de pratos tradicionais é oferecida, como Schweinebraten (porco assado), Schweinshaxe (joelho de porco), Brezen (pretzel), Käsespätzle (massa tradicional com queijo), Reiberdatschi (panquecas de batata), chucrute e a famosa iguaria bávara Weisswurst (salsicha branca). Até mesmo cervejas especiais comemorativas são vendidas.

oktoberfest.berlimvip1

A Oktoberfest é uma parte muito importante de cultura bávara, tendo sido realizada desde 1810, quando um casamento real na Baviera deu origem ao festival. Em 12 de Outubro daquele ano, o príncipe herdeiro Ludwig (que, mais tarde, se tornou rei Ludwig I) casou com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen e os cidadãos de Munique foram convidados para participar das festividades. O evento aconteceu em frente aos portões da cidade, nos campos que acabaram sendo nomeados Theresienwiese (“prado de Theresa”) em homenagem à noiva e mantém este nome até hoje. Para encerrar as celebrações do real casamento foram realizadas corridas de cavalos em honra aos recém-casados. O enorme sucesso fez com que fosse marcada outra festa em Outubro do ano seguinte, e assim começou a tradição que já dura mais de 200 anos.

oktoberfest.berlimvip1 copy

Atualmente inúmeras cidades ao redor do mundo tem celebrado a Oktoberfest aos moldes do evento original de Munique e Berlim não fica de fora. Quando se fala em festa e cerveja a Alemanha inteira quer participar e grande parte das cidades conta com sua própria comemoração da Oktoberfest. Em Berlim a data é comemorada em duas grandes estruturas: uma montada em Alexanderplatz, no coração da cidade e uma no Berliner Festplatz, perto do aeroporto Tegel. Nenhum dos dois locais possui uma Oktoberfest tão grandiosa quanto a de Munique, não há comparação, mas a diversão é garantida e vale a pena a visita se você estiver em Berlim entre o final de setembro e o início de outubro.

 

303038_10200142631702506_1811982285_n

 

Oktoberfest no Berliner Festplatz

Um amplo local ao ar livre com uma abundância de barracas de comidas, bebidas e brincadeiras, além de uma tenda de 1600 metros quadrados com mesas e cadeiras. Esta área fechada fica extremamente lotada nas noites do festival, principalmente nos finais de semana. Se você prefere ambientes mais calmos e vazios, procure visitar o festival durante a semana.

O local fica a uma distância considerável do centro da cidade, por isso pode ser difícil encontrá-lo na primeira tentativa e também é importante controlar os horários dos ônibus para não precisar fazer uma longa jornada de táxi de volta para o hotel.

Informações:

Funcionamento: de 25 setembro a 18 outubro 2015

Ingresso: gratuito.

Endereço: Kurt-Schumacher-Damm 207 13405 Berlin

Como chegar: Metrô U7 até Jakob-Kaiser-Platz ou U6 até Kurt-Schumacher-Platz e de qualquer uma destas estações pegar um dos ônibus X21, M21 ou 128.

 

 oktoberfest.berlimvip8

Oktoberfest na Alexanderplatz

Uma ótima opção para aqueles que não querem ir tão longe do centro de Berlim é a Oktoberfest na Alexanderplatz. Geralmente a estrutura montada nesta praça conta com uma casa de campo com 70 assentos, um espaçoso Biergarten e uma grande tenda com assentos para até três mil fãs da Oktoberfest. Os visitantes podem esperar uma agradável atmosfera com música ao vivo e abundância de especialidades bávaras, como joelho de porco, pretzels frescos, chucrute e, claro, muita cerveja.

Informações:

Funcionamento: 25 de setembro até 11 de outubro de 2015

Ingresso: gratuito.

Endereço: Alexanderplatz 10178 Berlin

Como chegar:

Linhas S5, S7, S75, U2, U5 ou U8 até Alexanderplatz

oktoberfest.berlimvip6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estassinatura-elissa-2e texto é uma colaboração de Elissa Giordano.

 Elissa é berlinense de coração e criadora de conteúdo no Canal    Alemanizando no YouTube. https://www.youtube.com/alemanizando

 

 

 

 

 

Os comentários estão desativados.

Facebook
Facebook
Google+
Twitter
Visit Us
Instagram