Movimento da Resistência Alemã

IMG_0085 IMG_0091 IMG_0094 IMG_0096

Hitler sofreu cerca de 42 atentados contra sua vida, dentre eles 15 militares. Esse movimento anti-nazista ficou conhecido como Resistência Alemã.

Um dos atentados mais importantes ocorreu em 8 de novembro de 1939, quando Georg Elser numa ação solitária, tentou assassinar Hitler numa cervejaria em Munique. Tudo ocorreu como programado e 8 pessoas morreram e  69 ficaram gravemente feridas, mas Hitler havia saído 15 minutos antes da bomba explodir.

Outros exemplos da resistência alemã foram o grupo de universitários chamados de Rosa Branca (die Weiße Rose), a manifestação pública das alemães casadas com judeus chamada de Protesto da Rosenstraße e outros individuais como Oskar Schindler e Otto Weidt que conseguiram salvar milhares de judeus que trabalhavam em suas fábricas.

A última tentativa da resistência organizada alemã para terminar com a vida do Führer, ocorreu em 20 de julho de 1944 e ficou conhecida como a Operação Valquíria. O coronel von Stauffenberg  junto com vários oficiais militares organizaram um atentado à bomba num quartel-general, chamado Toca do Lobo (“Wolfsschanze”). Entre 11 feridos e 4 mortos, Hitler teve apenas ferimentos leves. Esse atentado foi tema do filme Operação Valkyria, lançado em 2008 e estrelado por Tom Cruise.

E para homenagear todos aqueles que lutaram contra o regime do Terceiro Reich, o senado de Berlim cria em 20 de julho de 1968 um Memorial da Resistência Alemã e um centro educacional e informativo sobre os movimentos de resistência ao Nazismo. E para quem quiser visitar o museu, segue o endereço.

Gedenkstätte Deutscher Widerstand
German Resistance Memorial Center
Stauffenbergstraße 13 – 14
D-10785 Berlin-Mitte
Germany

Os comentários estão desativados.

Facebook
Facebook
Google+
Twitter
Visit Us
Instagram