Marcados de Natal /Weihnachtsmarkt.
Os Mercados de Natal são uma tradição alemã de mais de 700 anos. Cada cidade tem pelo menos um mercado com características próprias. São mais de 150 em todo país e cerca de 60 só em Berlim. Os maiores mercados são os de Dortmund que recebe 3,5 milhões de visitantes por ano e o de Colônia com 4 milhões. Os mercados de Natal acontecem nas 4 semanas que antecedem o Natal, no período do Advento, e vão até o dia 23 de dezembro.
Os mercados de Natal são sempre muito charmosos. Eles acontecem geralmente em grandes praças ou ruas de pedestres. Artesãos e comerciantes de bebidas e comidas montam as suas barraquinhas e oferecem seus produtos. Eles vendem enfeites de natal, roupas de frio, acessórios e objetos para decoração.
E nas barracas de comida tem muitas salsichas, carne de porco, amêndoas e outras guloseimas
A bebida mais famosa é o Glühwein, um tipo de vinho quente misturado com laranja, cravo e canela, que data de mais de 2000 anos de história. Os alemães adoram o Glühwein e só em 2010 foram vendidos mais de 50 milhões de litros nos mercados de natal de todo o país.
Os mercados são geralmente muito iluminados e decorados com árvores de natal, estrelas, presépios e motivos natalinos. Em algumas cidade, um parque de diversão é montado ao lado do mercado e em outros acontecem apresentações de corais que cantam músicas natalinas.
Vale muito a pena visitar a Alemanha no final do ano e conhecer os Mercados de Natal. Você vai se encantar com a simplicidade, o capricho, a pureza e o tradicionalismo desses mercados. Essas fotos foram tiradas no Weihnachtsmarkt de Spandau em 2013.