Ich bin ein Berliner!

berlim-vip-Ich-bin-ein-berlinerQuem mora por aqui já conhece essa história mas acho que é legal contar para o pessoal que está no Brasil.

Em 1963, John F. Kennedy, presidente dos EUA na época, fez um discurso da sacada da Prefeitura da Berlim Ocidental, na época a Rathaus Schöneberg, enfatizando o apoio dos Estados Unidos à Alemanha Ocidental e contra o Muro de Berlim erquido pela RDA (República Democrática Alemã) aliada da União Soviética.

E no seu discurso ele disse:

“Há dois mil anos, não havia frase que se dissesse com mais orgulho do que civis Romanus sum (“sou um cidadão romano”). Hoje, no mundo da liberdade, não há frase que se diga com mais orgulho que ‘Ich bin ein Berliner’… Todos os homens livres, onde quer que vivam, são cidadãos de Berlim, e, portanto, como um homem livre, eu me orgulho pelas palavras ‘Ich bin ein Berliner’!”. Só que quando ele disse “Ich bin ein Berliner”, querendo dizer que ele era um berlinense, na verdade ele acabou dizendo que era uma rosquinha de geléia, um sonho de padaria. Ele deveria ter dito apenas “Ich bin berliner”. Apesar desse ter sido um dos melhores discursos de Kennedy, essa frase ficou famosa e até hoje é motivo de brincadeiras por aqui.

Compartilhe

Os comentários estão desativados.

Facebook
Facebook
Google+
Twitter
Visit Us
Instagram
Follow by Email
SOCIALICON