Houseball na Bethlehemskirchplatz

Houseball.berlimvipNo final do século XVIII, os protestantes da Boêmia, região da antiga Checoslováquia, eram perseguidos em seu próprio país, pela sua fé religiosa. Em 1735, o Rei da Prussia, Frederico Guilherme I, lhes ofereceu exílio e ele vieram morar nos arredores da Mauerstraße. Em seguida, o rei mandou construir uma igreja,  a Böhmische Bethlehemskirch, e lhes ofereceu como presente. Essa igreja se tornou um símbolo da tolerância religiosa na Prússia e foi a primeira igreja boêmia de Berlim.  E a praça onde ficava a igreja, passou a se chamar Bethlehemskirchplatz e se tornou o ponto de encontro dos checos que aqui viviam.

Porém, durante a segunda guerra mundial a igreja ficou seriamente danificada e em 1963, ela foi demolida pelo governo da Alemanha Oriental.

Em 1997, uma imensa obra de arte chamada “Houseball”, obra dos escultores Claes Oldenburg e Coosje van Bruggen veio enfeitar a pequena praça. Essa bola representa uma trouxa. Uma trouxa que contém tudo o que os exilados possuem e carregam ao fugirem. É uma homenagem aos boêmios que aqui se refugiaram.
E em 2013, no local onde ficava a igreja,  foi construída, pelo arquiteto espanhol Juan Garaizabal, como um memorial, uma réplica da mesma em tubos de aço e com 30 metros de altura.

A Bethlehemskirchplatz fica entre o Checkpoint Charlie e o Museu da Comunicação.

Os comentários estão desativados.

Facebook
Facebook
Google+
Twitter
Visit Us
Instagram