Os prédios dos ministérios alemães e suas histórias

Os prédios dos ministérios alemães e suas histórias

Todos os anos, no final de agosto, o governo promove um evento chamado “Tag der offenen Tür der Bundesregierung”, ou seja, “Dia dos Ministérios de Portas Abertas”. Por um final de semana, as pessoas são convidadas a visitar não só os ministérios mas também a chancelaria federal.

Todos os anos eu participo do evento para conhecer melhor os ministérios, as suas funções, instalações, decoração, etc. E a história deles me fascina.

Resolvi então escrever essse artigo para compartilhar com vocês curiosidades sobre os prédios de alguns ministérios e da Chancelaria Federal.

Chancelaria Federal / Bundeskanzleramt

A Chancelaria Federal está localizada no parque Tiergarten, em frente ao prédio do Reichstag, o parlamento alemão.

No mesmo parque, ao lado da sua autal localização, foi construída, em 1844, a Krolloper, um tipo de casa de entretenimento, um adendo do restaurante de Joseph Kroll, que ao passar dos anos acabou se tornando uma casa de ópera.

Mas a Krolloper ficou mundialmente conhecida porqueapós o incêncio do Reichstag, em 1933, ela passou a ser usada para as reuniões parlamentares do Terceiro Reich, o que ocorreu até 1942, quando foi bombardeada.

Sessão do Reichstag em 1940 na Krollopera
Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bundesarchiv_Bild_183-1987-0703-507,_Berlin,_Reichstagssitzung,_Rede_Adolf_Hitler.jpg#/media/File:Bundesarchiv_Bild_183-1987-0703-507,_Berlin,_Reichstagssitzung,_Rede_Adolf_Hitler.jpg

Em 1951 as ruínas da Krolloper foram demolidas e nada mais foi construído em seu lugar.

Após a queda do Muro de Berlim, Berlim voltou a ser a capital da Alemanha reunificada e decidiu-se construir uma nova Chacelaria Federal. O lugar escolhido fica bem perto da localização da Krolloper, quase em frente ao prédio do Reichstag.

Pátio da entrada chamado Ehrenhof (pátio de honra) com a escultura “Berlin”, do arquiteto espanhol Eduardo Chillida, que simboliza a divisão e reunificação de Berlim.

 

O novo prédio é a maior sede governamental do mundo. Ele foi inaugurado em maio de 2001 e é uma obra dos arquitetos Axel Schulte e Charlotte Frank.

Salão para conferências internacionais

 

Local para pronunciamentos oficiais. Fazendo o gesto que marcou a Angela.

 

o público conhecendo o helicóptero oficial

 

As motos da escolta de batedores oficiais

Mais algumas curiosidades:

A Chancelaria Federal tem um apartamento oficial para o chanceler com sala de estar, cozinha e dormitório , mas Angela prefere morar com seu marido no seu apartamento em frente ao Museu Pergamon.

Os alemães tem o hábito de apelidar os seus monumentos e prédios, e a chancelaria federal é chamada de máquina de lavar, por que sua forma lembra o eletrodoméstico.

Endereço: Willy-Brandt-Straße 1, 10557 Berlin

Ministério das Finanças Alemão / Bundesministerium der Finanzen

O prédio onde funciona o Ministério das Finanças Alemão é um prédio de grande importância histórica. Ele foi construído entre 02/1935 e 08/1936 e foi Ministério da Aviação do Reich (Reichsluftfahrtministerium) durante o período da Alemanha Nazista, dirigido por Hermann Göring.

Nessa época, ele era o maior edifício de escritórios da Europa e foi aqui que se desenvolveu a produção de aeronaves para a Força Aérea Alemã (a Luftwaffe) e foi idealizada a Blitzkrieg (guerra relâmpago) – campanha de bombardeamentos estratégicos contra o Reino Unido, durante a Segunda Guerra Mundial, entre 7 de setembro de 1940 e 10 de maio de 1941.

Esse foi um dos poucos edifícios que sobreviveram aos bombardeios aéreos dos aliados em Berlim.

Foto do arquivo do ministério mostrada durante o tour oficial no Dia das Portas Abertas.

Após o final da Segunda Guerra Mundial o edifício passou a desempenhar o papel de Casa dos Ministérios da República Democrática Alemã (RDA).

Foto do arquivo do ministério mostrada durante o tour oficial no Dia das Portas Abertas.

Desde 1999, após a reunificação, ele é a sede do Ministério das Finanças Alemão (Bundesministerium der Finanzen).

 

Vejam algumas fotos do seu interior:

Pátio interno
O Großer Saal/ Grande atualmente

 

O Großer Saal/ Grande salão durante o governo nazista. Foto do arquivo do ministério mostrada durante o tour oficial no Dia das Portas Abertas.

 

Salão de conferêcias

 

Corredores com iluminação original

Endereço: Wilhelmstraße 97, 10117 Berlin

Ministério do Trabalho e Assuntos Sociais/  Bundesministerium für Arbeit und Soziale

O Ministério do Trabalalho funciona num complexo de prédios entre as ruas Wilhelm-, Mohren- e Mauerstraße. Veja a maquete:

Maquete feita por estudantes de arquitetura

Um dos prédios tem design contemporâneo realizado pelo grupo de arquitetura Kleihues + Kleihues em preto e branco, contrastando com a obra „La Grande Fenêtre“ em amarelo e azul, do artista francês Daniel Buren.

„La Grande Fenêtre“

Outro prédio é a Kleisthaus, que foi sede de um banco até 1936.

Kleisthaus

Uma terceira parte do complexo, é o prédio onde funcionava o Ministério da Propaganda (Reichsministerium für Volksaufklärung und Propaganda, RMVP or Propagandaministerium), construído em 1933,  durante o Terceiro Reich e chefiado por Joseph Goebbels, que trabalhou na propagação da ideologia nazista e teve o controle absoluto da imprensa, das artes e todas as informações que circulavam na Alemanha.

Parte do prédio foi destruído nos bombardeiros no final da Segunda Guerra Mundial, mas o que resta ainda é gigantesco.

Pátio do antigo Ministério da Propaganda nazista

 

Escadaria do antigo Ministério da Propaganda

 

Sala de conferência do prédio do antigo Ministério da Propaganda modernizado

 

Mais uma sala de conferência decorada com um lustre da extinta RDA

Endereço: Wilhelmstraße 49, 10117 Berlin

Ministério das Relações Exteriores / Auswärtiges Amt

Esse ministérios está abrigado em dois prédios com um pátio que os liga.

O arquiteto Hans Kollhoff foi o responsável pela modernização que ocorreu entre 1997 e 1999. Ele manteve algumas partes de importância histórica e acrescentou outras contemporâneas.

O prédio histórico é um exemplo da arquitetura nazista. Aqui funcionou o Reichsbank, o Banco Central do Terceiro Reich, que financiou a Alemanha na Segunda Guerra Mundial e administrando o ouro e propriedades dos territórios ocupados pelos nazistas.

Antigo Reichsbak

O outro prédio é claro, arejado, com muitas colunas e partes de vidro, bem diferente das formas pesadas do Reichsbank.

Parte mais moderna do ministério

Na foto abaixo, você pode ver bem o contraste entre os dois prédios.

Os dois prédios que formam o Ministério das Relações Exteriores.

Na Berlim dividida, o prédio foi usado como o Ministério das Finanças da RDA e depois como Haus der Parlamentarier.

Sala de convenções decorada com lustres da época da RDA

Endereço: Werderscher Markt 1, 10117 Berlin

Ministério Federal de Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) /Bundesministerium für wirtschaftliche Zusammenarbeit und Entwicklung

Esse ministério funciona em um prédio que se chamava Europahaus.

A Europahaus foi um prédio ultra moderno, feito no estilo Nova Objetividade, que ficou pronto em 1931. Seus primeiros arquitetos foram Richard Bielenberg e Josef Moser mas foi Otto Firle, famoso por ter desenhado a logo da Lufthansa, que o terminou.

Ele foi o maior prédio de Berlim na época e era dividido em três partes. Uma torre de 11 andares no centro, ladeada pelo cinema Europa Palast à direita e o Europa Tanz Pavillon, um grande salão de bailes, à esquerda.

Europahaus em 1936

Foto: https://goo.gl/images/r6kQPj

Torre da Europahaus

O ponto alto da visita ao prédio é subir até o último andar e apreciar a vista.

Vista do topo da Europahaus

 

Endereço: Stresemannstraße 92, 10963 Berlin

Por enquanto é só. Aos poucos acrescentarei mais histórias de outros ministérios para vocês.

Se quiserem mais detalhes sobre o sistema político alemão, cliquem aqui: http://berlimvisitaspersonalizadas.com/estrutura-politica-da-alemanha/

Os comentários estão desativados.

Facebook
Facebook
Google+
Twitter
Visit Us
Instagram