Hannah Arendt

Hannah Arendt, filósofa política alemã de origem judaica, nasceu na Alemanha em  1906 e foi uma das personalidades mais brilhantes do século XX.

HannahArendt_DVD_printEsse filme é sobre os polêmicos artigos que ela escreveu em 1963 para o jornal The New Yorker sobre o julgamento de Adolf Eichmann, tenente-coronel da SS, responsável pela logística e pelo transporte de milhões de pessoas para os diferentes campos de concentração na chamada “solução final” (Endlösung).

Hannah, diferentemente dos ativistas judeus, não descreve Eichmann como um demônio. Ela declarou que ele não era anti-semita nem tinha caráter doentio. Ele era apenas um burocrata incapaz de pensar, que se limitava a cumprir ordens com zelo e eficiência, visando ascender em sua carreira profissional, sem refletir sobre o Bem ou o Mal que essas ações pudessem causar.

Nesses artigos ela ainda critica os líderes das colônias judaicas na Europa que ao cederem com passividade aos nazistas, acabaram facilitando o seu trabalho.

Essas declarações  foram fortemente criticadas por organizações judaicas e ela ainda foi ameaçada de ser excluída da universidade onde trabalhava.

A partir desse artigos, Hannah escreveu o livro “Eichmann em Jerusalém, um relato sobre a banalidade do mal”.

 

 

Os comentários estão desativados.

Facebook
Facebook
Google+
Twitter
Visit Us
Instagram