Fête de la Musique em Berlim

berlimvip-fetedelamusique

Todos os anos no dia21 de junho os berlinenses celebram o início do verão com um festival de música ao ar livre, o Fête de la Musique. Durante o evento é possível ouvir incontáveis estilos de música em todos os cantos de Berlim sem pagar um centavo por isto! Durante a tarde deste domingo bandas, orquestras, coros, solistas e DJs vão encher de música as ruas, praças e diversos espaços públicos da capital alemã.

Este ano a Fête de la Musique vai agitar Berlim com mais de 100 palcos espalhados pela cidade! Entre as 16h e as 22h deste primeiro domingo de verão, a proibição de música de rua será revogada e será possível tocar em praticamente qualquer lugar, desde que o som seja acústico, ou seja, sem uso de eletricidade ou amplificadores. O festival começa às 16 horas pelas ruas da cidade, mas a partir das 22h a música só poderá continuar em espaços fechados.

Atualmente quase todos os distritos berlinenses participam da Fête de la Musique. Alguns locais já são conhecidos pontos de partida para a festa, com diversos palcos com diferentes estilos musicais e atividades concentrados. Provavelmente o ponto mais imperdível  do evento será o grande palco no Mauerpark, mas outras localidades também investem pesado no divertimento. No bairro de Spandau o festival é executado ao longo da cidade velha, em Friedrichshain ao longo da Revaler Strasse, Karl-Marx-Allee e Friedrichstraße. A Avenida Unter den Linden e a Rosa-Luxemburg-Platz também são parada obrigatória para os amantes de música que tiverem a sorte de estar em Berlim neste domingo.

Apesar da já forte tradição na capital alemã, a Fête de la musique não é um evento original de Berlim. Atualmente o início do verão é celebrado com este festival de música ao ar livre em aproximadamente 340 cidades ao redor do mundo. O conceito de uma celebração musical durante todo o dia nos dias do solstício, foi originalmente pensada pelo músico norte-americano Joel Cohen, que passou duas temporadas como produtor de programas para a Rádio Nacional Francesa (França Musique). Em 1982 Jack Lang, o então Ministro da Cultura francês, adaptou a ideia e criou a celebração nacional francesa a cada dia 21 de junho. No início, o festival era um humilde explosão de idealismo musical, mas passadas três décadas, tornou-se um grande sucesso mundial! O festival não tem qualquer gestão artística, pelo contrário, baseia-se na participação do público. Quem quiser pode fazer sua música e todo mundo vai ouvir, dançar e comemorar.

Berlim celebrou o seu primeiro Fête de la Musique, em 1995 e, o que começou como um pequeno movimento, hoje é um dos maiores e mais populares festivais de música em Berlim.

Site oficial do evento: http://www.fetedelamusique.de/berlin/

Programa de 2015 completo para download em PDF: http://www.berlin.de/imperia/md/content/berlinde/fdm_2015_programm.pdf?start&ts=1434723731&file=fdm_2015_programm.pdf

 

 

Os comentários estão desativados.

Facebook
Facebook
Google+
Twitter
Visit Us
Instagram