Dicas sobre a Antiga Galeria Nacional / Alte Nationalgalery

Minhas anotações sobre a  Antiga Galeria Nacional.
DSC_0139

Localização: Ilha dos Museus em Berlim

Data de construção:1876 e 1877

Arquitetos responsáveis pela obra: Friedrich August Stüler e Carl Busse

Coleção: pinturas e esculturas européias do século XIX.

Atenção: a coleção tem esculturas e pinturas de personalidades alemãs que são muito famosas aqui na Alemanha.
Sob a sua construção: O rei Frederico Guilherme IV tinha um sonho de construir um templo para as artes e ciências perto da Universidade de Humboldt, mas só em 1861, quando o banqueiro Joachim Heinrich Wilhelm Wagener doou 262 obras de arte de artistas alemães e estrangeiros para o imperador Guilherme I, é que a obra teve início, baseada nos esboços deixados por Frederico Guilherme IV.

Detalhes a serem observados sobre o prédio:

O prédio tem a forma de um templo grego. No centro da escadaria monumental que fica na frente do prédio, há uma estátua de bronze do seu idealizador, o rei da Prussia Frederico Guilherme IV montado em um cavalo. Na base da estátua há quatro figuras que representam a religião, a arte, a história e a filosofia.

DSC_0144

 

 

Seus interiores são luxuosos e foram especialmente concebidos para exibir obras de arte.

DSC_0296

 

O que ver? Que percurso fazer? O que não devo perder?

Comece o tour pela sala, que fica oposta à entrada principal. Não suba as escadas ainda.

O que ver nessa sala?

BERLIMVIP-NEUENATIONALGALERY1
As Princesas Luísa e Friederica da Prússia de Johann Gottfried Schadow
Quando o rei Frederico Guilherme II encontrou as jovens filhas do príncipe Carlos II de Mecklemburgo-Strelitz, Luísa e Frederica, ele imediatamente quis que seus dois filhos se casassem com elas. E assim foi feito.

Luísa, a mais velha casou-se com o príncipe-herdeiro prussiano Frederico Guilherme em 24/12/1793 e quando ele subiu ao trono quatro anos depois, como Frederico Guilherme III, rei da Prússia e ela se torna sua rainha consorte.

Frederica casou-se com príncipe Ludwig dois dias após o casamento de sua irmã. Ele faleceu alguns anos depois. Frederica teve outros casamentos e relacionamentos e por fim se casa com o príncipe Ernesto Augusto, duque de Cumberland, que se torna o rei Ernesto Augusto I de Hanôver e Frederica sua rainha-consorte.

BERLIMVIP-DIEPRINZESSINNEN
B. Aprecie também as outras obras de Johann Gottfried Schadow expostas nessa sala. Ele foi um renomado escultor do reino da Prússia. E foi ele inclusive, quem fez a Quadriga, escultura que fica no topo do Portão de Brandenburgo. Nessa primeira sala, você poderá ver mais alguns trabalhos seus, como o busto de Goethe, que era seu amigo.

* Mais tarde, quando você estiver no terceiro andar você poderá ver outra obra de Johann Gottfried Schadow. O túmulo de filho ilegítimo de Frederico, Guiglherme II, Alexander von der Mark.
C. Viktoria de Christian Daniel Rauch.

Essa é outra escultura muito famosa. Na verdade, entre 1840 e 1842, o artista esculpiu seis Viktorias de mármore para o templo de Walhalla do rei Ludwig I da Baviera. Além dessa, uma outra Viktoria se encontra no jardim do palácio Orangerie no parque Sanssouci.

DSC_0181

 

 

D. Amor e Psiquê de Reinhold Begas.

Reinhold Begas foi aluno de Christian Daniel Rauch (veja acima).
Ele fez algumas esculturas sobre o Mito de Psiquê. Leia o mito aqui: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Psiquê). A escultura dessa sala, Amor e Psiquê,  mostra o momento em que Psiquê  deixa pingar uma gota de azeite quente sobre o ombro de Amor/Eros.

* No segundo andar você poderá ver uma outra escultura sobre um outro momento do conto.

BERLIMVIP-AMOREPSIQUE
2. Continue o tour pelas salas que circundam a primeira sala. Basta ir caminhando pela direita.

O que ver nessas salas?

A. Obras de arte do movimento artístico da Secessão Vienense, (Art Nouveau, em francês).

A Secessão Vienense foi fundada em 1897 pelo pintor Gustav Klimt. Esse era um movimento artístico que valorizava temas ligados à natureza (plantas, flores, árvores e animais), retratados com linhas em movimento. Faziam parte também do núcleo deste movimento, Egon Schiele e Max Liebermann, fundador da Berliner Secession ou Secessão de Berlim.

DSC_0185
B. Quadros sobre a corte do rei Guilherme I e sua coroação em Könisburg em 1861.

DSC_0197
C. Im Etappenquartier vor Paris, uma pintura de Anton von Werner.

No quadro você vê soldados alemães numa sala,  durante a guerra franco-prussiana (1879-1871), cantando “Am Meer” do poeta alemão Heinrich Heine.

Ouça a música: (https://www.youtube.com/watch?v=FZ1F0sNDMtw)

DSC_0193

 

D. A última sala é dedicada à Frederico II, O Grande. Lá você verá alguns quadros de Adolph Menzel que mostram o velho Fred tocando flauta para seus amigos no palácio de Sanssouci.

DSC_0209
E. Nesse andar você verá ainda algumas obras de John Constable, Goya e Delacroix.

Após fazer todo o percurso, você estará de volta na entrada principal.
3. Suba as escadas mas não deixe de admirar a mais famosa escultura do escultor alemão Georg Kolbe que se encontra no corrimão central: a Tänzerin de 1912.

BERLIMVIP-TÄANZERINGEORGKOLBE
4. No segundo andar. Primeiro salão de teto abobadado.

A. Pan confortando a Psiquê de Reinhold Begas

Você viu no primeiro andar a estátua Amor e Psiquê, também de Reinhold Begas (1D). Essa estátua também de refere ao mito de Psiquê e mostra o momento em que Psiquê vai se consolar com Pan após ter sido abandonada por Eros.

DSC_0245

 

Entre na sala à direita.

B. No corredor você verá um quadro e um busto do compositor alemão Richard Wagner.

DSC_0252
C. Em seguida uma sala com obras de Max Lieberman, pintor impressionista alemão que colaborou na formação do Berliner Secession ou Secessão de Berlim.

DSC_0257
D. Em seguida você entrará num grande salão quadros de grandes pintores como: Monet, Manet, Degas, Paul Gauguin, Toulouse Lautrec e a escultura O Pensador de Rodin.

DSC_0281 DSC_0268

 

 

Siga de volta para a escadaria principal.
5. Terceiro andar:

Túmulo de filho ilegítimo de Frederico, Guilherme II, Alexander von der Mark de Johann Gottfried Schadow, que esculpiu As Princesas Luise e Friederike da Prússia (1A).

B. No salão central do último andar você encontrará quadros e esculturas de Karl Friedrich Schinkel, o urbanista e arquiteto mais notável arquiteto do neoclassicismo na Prussia, responsável pela modernização de Berlim. Ele projetou o Museu antigo e foi o professor de Friedrich August Stüler, arquiteto responsável pela construção da Antiga Galeria Nacional e do Novo Museu.
A galeria tem muito mais a oferecer ao visitante, mas creio que esse resumo dá uma boa ideia sobre as obras mais importantes da galeria.

Espero que curtam muito e se precisarem me avisem que levo vocês pessoalmente!!!

Os comentários estão desativados.

Facebook
Facebook
Google+
Twitter
Visit Us
Instagram