Minhas anotações sobre a Antiga Galeria Nacional.
Localização: Ilha dos Museus em Berlim
Data de construção:1876 e 1877
Arquitetos responsáveis pela obra: Friedrich August Stüler e Carl Busse
Coleção: pinturas e esculturas européias do século XIX.
Atenção: a coleção tem esculturas e pinturas de personalidades alemãs que são muito famosas aqui na Alemanha.
Sob a sua construção: O rei Frederico Guilherme IV tinha um sonho de construir um templo para as artes e ciências perto da Universidade de Humboldt, mas só em 1861, quando o banqueiro Joachim Heinrich Wilhelm Wagener doou 262 obras de arte de artistas alemães e estrangeiros para o imperador Guilherme I, é que a obra teve início, baseada nos esboços deixados por Frederico Guilherme IV.
Detalhes a serem observados sobre o prédio:
O prédio tem a forma de um templo grego. No centro da escadaria monumental que fica na frente do prédio, há uma estátua de bronze do seu idealizador, o rei da Prussia Frederico Guilherme IV montado em um cavalo. Na base da estátua há quatro figuras que representam a religião, a arte, a história e a filosofia.
Seus interiores são luxuosos e foram especialmente concebidos para exibir obras de arte.
O que ver? Que percurso fazer? O que não devo perder?
Comece o tour pela sala, que fica oposta à entrada principal. Não suba as escadas ainda.
O que ver nessa sala?
As Princesas Luísa e Friederica da Prússia de Johann Gottfried Schadow
Quando o rei Frederico Guilherme II encontrou as jovens filhas do príncipe Carlos II de Mecklemburgo-Strelitz, Luísa e Frederica, ele imediatamente quis que seus dois filhos se casassem com elas. E assim foi feito.
Luísa, a mais velha casou-se com o príncipe-herdeiro prussiano Frederico Guilherme em 24/12/1793 e quando ele subiu ao trono quatro anos depois, como Frederico Guilherme III, rei da Prússia e ela se torna sua rainha consorte.
Frederica casou-se com príncipe Ludwig dois dias após o casamento de sua irmã. Ele faleceu alguns anos depois. Frederica teve outros casamentos e relacionamentos e por fim se casa com o príncipe Ernesto Augusto, duque de Cumberland, que se torna o rei Ernesto Augusto I de Hanôver e Frederica sua rainha-consorte.
B. Aprecie também as outras obras de Johann Gottfried Schadow expostas nessa sala. Ele foi um renomado escultor do reino da Prússia. E foi ele inclusive, quem fez a Quadriga, escultura que fica no topo do Portão de Brandenburgo. Nessa primeira sala, você poderá ver mais alguns trabalhos seus, como o busto de Goethe, que era seu amigo.
* Mais tarde, quando você estiver no terceiro andar você poderá ver outra obra de Johann Gottfried Schadow. O túmulo de filho ilegítimo de Frederico, Guiglherme II, Alexander von der Mark.
C. Viktoria de Christian Daniel Rauch.
Essa é outra escultura muito famosa. Na verdade, entre 1840 e 1842, o artista esculpiu seis Viktorias de mármore para o templo de Walhalla do rei Ludwig I da Baviera. Além dessa, uma outra Viktoria se encontra no jardim do palácio Orangerie no parque Sanssouci.
D. Amor e Psiquê de Reinhold Begas.
Reinhold Begas foi aluno de Christian Daniel Rauch (veja acima).
Ele fez algumas esculturas sobre o Mito de Psiquê. Leia o mito aqui: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Psiquê). A escultura dessa sala, Amor e Psiquê, mostra o momento em que Psiquê deixa pingar uma gota de azeite quente sobre o ombro de Amor/Eros.
* No segundo andar você poderá ver uma outra escultura sobre um outro momento do conto.
2. Continue o tour pelas salas que circundam a primeira sala. Basta ir caminhando pela direita.
O que ver nessas salas?
A. Obras de arte do movimento artístico da Secessão Vienense, (Art Nouveau, em francês).
A Secessão Vienense foi fundada em 1897 pelo pintor Gustav Klimt. Esse era um movimento artístico que valorizava temas ligados à natureza (plantas, flores, árvores e animais), retratados com linhas em movimento. Faziam parte também do núcleo deste movimento, Egon Schiele e Max Liebermann, fundador da Berliner Secession ou Secessão de Berlim.
B. Quadros sobre a corte do rei Guilherme I e sua coroação em Könisburg em 1861.
C. Im Etappenquartier vor Paris, uma pintura de Anton von Werner.
No quadro você vê soldados alemães numa sala, durante a guerra franco-prussiana (1879-1871), cantando “Am Meer” do poeta alemão Heinrich Heine.
Ouça a música: (https://www.youtube.com/watch?v=FZ1F0sNDMtw)
D. A última sala é dedicada à Frederico II, O Grande. Lá você verá alguns quadros de Adolph Menzel que mostram o velho Fred tocando flauta para seus amigos no palácio de Sanssouci.
E. Nesse andar você verá ainda algumas obras de John Constable, Goya e Delacroix.
Após fazer todo o percurso, você estará de volta na entrada principal.
3. Suba as escadas mas não deixe de admirar a mais famosa escultura do escultor alemão Georg Kolbe que se encontra no corrimão central: a Tänzerin de 1912.
4. No segundo andar. Primeiro salão de teto abobadado.
A. Pan confortando a Psiquê de Reinhold Begas
Você viu no primeiro andar a estátua Amor e Psiquê, também de Reinhold Begas (1D). Essa estátua também de refere ao mito de Psiquê e mostra o momento em que Psiquê vai se consolar com Pan após ter sido abandonada por Eros.
Entre na sala à direita.
B. No corredor você verá um quadro e um busto do compositor alemão Richard Wagner.
C. Em seguida uma sala com obras de Max Lieberman, pintor impressionista alemão que colaborou na formação do Berliner Secession ou Secessão de Berlim.
D. Em seguida você entrará num grande salão quadros de grandes pintores como: Monet, Manet, Degas, Paul Gauguin, Toulouse Lautrec e a escultura O Pensador de Rodin.
Siga de volta para a escadaria principal.
5. Terceiro andar:
Túmulo de filho ilegítimo de Frederico, Guilherme II, Alexander von der Mark de Johann Gottfried Schadow, que esculpiu As Princesas Luise e Friederike da Prússia (1A).
B. No salão central do último andar você encontrará quadros e esculturas de Karl Friedrich Schinkel, o urbanista e arquiteto mais notável arquiteto do neoclassicismo na Prussia, responsável pela modernização de Berlim. Ele projetou o Museu antigo e foi o professor de Friedrich August Stüler, arquiteto responsável pela construção da Antiga Galeria Nacional e do Novo Museu.
A galeria tem muito mais a oferecer ao visitante, mas creio que esse resumo dá uma boa ideia sobre as obras mais importantes da galeria.
Espero que curtam muito e se precisarem me avisem que levo vocês pessoalmente!!!