Bunkers em Berlim

Bunker do Hitler e outros abrigos antiaéreos nazistas em Berlim.

wp_20150620_12_02_08_pro__highres

Os últimos dias de Hitler no seu bunker seguidos de sua morte ainda geram muita polêmica e curiosidade.

Milhões de pessoas visitam Berlim anualmente em busca de informações ou na tentativa de entender o que realmente aconteceu aqui durante o Terceiro Reich.

Um dos lugares mais procurados é o Bunker de Hitler, o “Führerbunker”, que ficava embaixo do prédio da Nova Chancelaria do Reich e seus jardins, e se tornou a central de controle do governo nazista de 16 de janeiro a 30 de abril de 1945, pois foi lá que o ditador viveu seus últimos três meses de vida e onde ele se suicidou junto com sua mulher Eva Braun.

Localizado bem perto do Memorial do Holocausto, na esquina das ruas Gertrud-Kolmar-Straße e Ministergärten, o Führerbunker não está aberto para visitação. 

Parte dele foi explodida pelos soviéticos depois da Segunda Guerra Mundial e o que restou foi soterrado. No local existe apenas uma placa informativa.

 

fu%cc%88uhrerbunker-cassiafreire-berlimvip
Placa informativa na localização do Führerbunker

Mas, a 2km dali, em um outro bunker, o Anhalter Hochbunker, encontra-se um museu chamado, Berlin Story Bunker.

Nesse museu-bunker, existe uma interessante exposição que tem gerado alguma polêmica: “Hitler- Wie konnte es geschehen” (Hitler- Como isso pode acontecer?). Através de documentos e fotos, a exposição conta toda a vida de Hitler: sua infância, sua ascensão ao poder, a consolidação do nazismo na Alemanha, a segunda guerra mundial e o suicídio do ditador no “Führerbunker”, no dia 30 de abril de 1945.

E no final da mostra, uma surpresa: uma réplica do escritório de Hitler no “Führerbunker”, que foi montado baseado em fotos e cenas do filme “A Queda – As Últimas Horas de Hitler”. 

Réplica do escritório de Hitler no“Führerbunker” em exibição no Museu Berlin Story.

Enno Lenze, dono do Anhalter Hocherbunker e responsável pela mostra, fez um trabalho minucioso e impecável. Acusado de querer ganhar dinheiro fácil com essa mostra, ele rebate duramente dizendo que sua intenção é esclarecer as pessoas sobre o que aconteceu no final da Segunda Guerra Mundial. Enno é uma pessoa seríssima. Tive a oportunidade de conhecê-lo e fazer uma visita guiado por ele no bunker. Gosto muito do seu trabalho e recomendo a visita ao museu. 

anhalterbahnhof-berlimvip
Anhalter Hochbunker

O Anhalter Hochbunker foi um abrigo antiaéreo, que no final da guerra chegou a abrigar 12.000 que sofreram com doenças e infecções já que não tinham o que comer e que viviam entre urina e fezes, pois o número de pessoas era tão grande lá dentro que elas simplesmente não conseguiam se locomover para irem ao banheiro. Depois ele foi usado para outros fins e a partir de 2014 abriga o Berlin Story Museum.

Eu recomendo a visita para quem quiser conhecer um bunker real e se aprofundar mais na história da Segunda Guerra Mundial.

Endereço do Berlin Story Bunker: Schöneberger Str 23A  – 10963 BerlinWebsite: http://www.berlinstory.de/museum/

Existem também outros bunkers usados para outros fins. Alguns se tornaram boites, outros galeria de arte.

O mais interessante, na minha opinião é o Sammlung Boros que abriga uma maravilhosa coleção de arte conteporânea. Clique no nome e leia o meu artigo sobre eles.

Agendando um passeio com Berlim Vip você poderá visitar esses lugares e saber muito mais sobre o que aconteceu nesses e em outros Bunkers em Berlim. Nos escreva e agende um passeio: http://berlimvisitaspersonalizadas.com/contato/

 

Os comentários estão desativados.

Facebook
Facebook
Google+
Twitter
Visit Us
Instagram