Bikini-Haus New Concept Mall, um novo conceito de shopping em Berlim

berlimvip-berlim-bikinihausA Bikini-Haus foi primeiramente construída litaralmente dos escombros, entre 1955 e 1957 e fazia parte do Zentrums am Zoo que funcionou até 1978, quando foi fechada e virou uma galeria de artes. Em 2003 a Bayerische Hausbau comprou o prédio e em 2010 começou a reconstruí-lo. Seu nome vem do apelido de biquíni que os berlinenses deram ao prédio nos anos 50 por que a sua fachada com dois andares, lembrava um biquíni da época.

A Bikini-Haus chega como uma nova proposta, agrupando no mesmo complexo, um shopping center, um cinema, escritórios, área de recreação, um hotel e um oásis urbano. Algo totalmente novo em Berlim.

Mas por outro lado a Bikini-Haus também é inovativa e inteligente, bem a cara de Berlim. Seu design é moderno e arrojado mas totalmente feito de material rústico como madeira, ferro e vidro. As colunas são de cimento e não foram pintadas nem trabalhadas e as tubulações e fios ficam à mostra no teto. Algo no mínimo curioso. O hall central foi decorado de forma mais intimista com tapetes jogados em certos pontos e sobre eles sofás, poltronas e tapetes, lembrando uma sala de estar. Aquela ideia de fazer o cliente se sentir em casa. Muito gostoso sentar ali, observando o pessoal passar e tomando um drink.

Um outro aspecto inovativo é  que além das lojas tradicionais e de marcas, o shopping tem o que eles chamam de caixas, que são pequenas lojas, que poderão ser alugadas por um período máximo de 1 ano. Eles querem assim manter a rotatividade e diversificação do local.

Além de tudo isso, é interessante passear pelo shopping sempre tendo uma chance de ver a igreja bombardeada ou o zoológico de algum ponto. Dependendo de onde você esteja, você poderá ver os pássaros ou macacos do zoo ou ouvir os sinos da igreja.

Mas como todo shopping novo, a Bikini-Haus ainda não é um bom local para se fazer compras pois só as marcas mais caras se instalaram de forma melhor e é tudo muito novo. Só com o tempo as lojas se consolidarão e o shopping passará a ter a sua personalidade. Por enquanto é tudo ainda uma tentativa de acerto e só o tempo dirá quem terá sucesso.

O público compareceu em cheio. Não esperava ver tanta gente. Pessoas de todas as idades e estilos, curiosas, querendo conhecer tudo, e olhando, tocando, experimentando e fotografando tudo o que viam de novo.

Eu recomendo uma visita. Acredito que esse shopping venha a sacudir um pouco a Berlim Ociental que andava carente de novidades. Não perca!

O site da Bikini-Haus é: https://www.bikiniberlin.de/en/home/

E aqui um álbum com algumas fotos que tirei hoje lá. Espero que gostem: https://picasaweb.google.com/104911685018047966129/4April2014?authuser=0&feat=directlink

Os comentários estão desativados.