Adventszeit / Tempo de advento

adventoNa Alemanha, o período de quatro semanas que antecede o Natal é chamado de Adventszeit, ou seja, Tempo de Advento.

A palavra advento vem do latim Adventus e significa “chegada”. Para os cristãos, o Adventszeit é uma época de expectativa e preparação para o nascimento de Jesus Cristo; um momento de reflexão e de se reviver alguns dos valores essenciais cristãos: a alegria expectante, a esperança, a pobreza e a conversão.

Durante esse período, vários símbolos são usados para ajudar as pessoas a vivenciarem melhor esse tempo. Hoje escreverei sobre a Adventskranz, uma coroa formada por ramos, velas, fitas e bolas. Veja o significado de cada parte da coroa:

Velas – na coroa, são usadas quatro velas que simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento . No início, vemos a coroa sem luz e sem brilho que nos faz recordar a experiência de escuridão do pecado. A medida em que vamos nos aproximando do Natal, a cada domingo do Advento (Adventssonntag) vamos acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a progressiva vitória da luz sobre as trevas, a chegada, em meio de nós, do Senhor Jesus, luz do mundo, quem dissipa toda escuridão.

Coroa – a coroa tem a forma de círculo, símbolo da eternidade, da unidade, do tempo que não tem início nem fim.

Ramos- os ramos verdes entrelaçados que enfeitam o círculo costumam ser de pinheiros ou ciprestes, árvores que não perdem as folhas no inverno e que por isso simbolizam persistência, esperança, imortalidade e vitória sobre a morte.

Fita – a fita e o laço vermelho que envolvem a grinalda simbolizam o Amor de Deus ou o próprio Espírito Santo a embalar toda criação que é remida com a chegada de Jesus.

As bolas – as bolas simbolizam os frutos do Espírito Santo que brotam no coração de cada cristão.

Portanto, a Coroa de Advento simboliza a natureza que se renova, e nos remete à luz que vence as trevas do mal e da morte. É uma verdadeira homenagem à vida que brota da verdadeira Vida.

Acho uma bonita tradição. E se vocês gostarem ainda dá tempo de fazer uma coroa e celebrar o Advento.

Os comentários estão desativados.

Facebook
Facebook
Google+
Twitter
Visit Us
Instagram