Adventskalendar / Calendário do Advento

ADVENTSKALENDAR

1398588_1436346319914668_998559043_o

O Adventskalendar é uma tradição do Natal alemão, um tipo de contagem regressiva para o Natal.

No início do século XIX, os Luteranos alemães começaram a fazer riscos de giz na porta, contando quantos dias faltavam para a Heiligabend , ou seja, a Noite Santa, o Natal. Em seguida, as famílias começaram a adotar a prática, usando velas e santinhos para marcar os dias.

A partir de 1900, os calendários começaram a ser manufaturados.

1477522_1436350459914254_900678397_n

O calendário tradicional tem o formato de uma casa. Dois pedaços de madeira sobrepostos formam o telhado e na frente da casa existem 24 janelas numeradas entre 1 e 24 (veja a foto). Começando no dia 01 de dezembro, uma janela é aberta a cada dia, fazendo a contagem regressiva até a noite de Natal. De 24 até 1. Cada janela mostra uma imagem relacionada à festa de Natal, como bolas, pinheiros e estrelas ou o nascimento de Jesus Cristo.

 

Hoje em dia, existe uma enorme variedade de calendários do Advento. Alguns são feitos de tecido, com pequenos bolsos, que são preenchidos com doces, chocolates e outras pequenas surpresas.

Algumas famílias penduram os presentes numerados. O Adventskalendar abaixo foi feito por uma amiga minha que tem filhos pré-adolescentes e resolveu fazer um calendário com coisas que eles estão precisando como roupas, tênis, material escolar, etc. Mas entre os presentes necessários, ela incluiu algumas surpresinhas, é claro! 🙂

Os adultos não ficam de fora e existem os mais variados tipos de caléndários, desde calendários com chocolates até eróticos. Veja alguns exemplos abaixo.

Calendário do Advento com cervejas. Cada dia uma cerveja diferente.

 

Calendário do Advento com cosméticos.

 

Não existem regras. Cada um monta o seu calendário ao seu gosto. O importante é manter a tradição e trazer alegria para o seu lar e para os entes queridos.

E você? Para quem você faria um Adventskalendar? E como seria?

Os comentários estão desativados.

Facebook
Facebook
Google+
Twitter
Visit Us
Instagram