United Buddy Bears /Ursos Camaradas

Buddy Bears /Ursos Camaradas

 

 

Os Ursos Camaradas são esculturas feitas de fibra de vidro de tamanho real, criadas pelos escultores Klaus and Eva Herlitz e Roman Strobl em 2001.

A ideia surgiu com uma exposição em 2001, inspirada na Cow Parade. Da mesma forma como vacas de fibra de vidro pintadas foram expostas na Suíça e em Nova Iorque, aproximadamente 350 esculturas de ursos de tamanho real, foram colocados nas ruas e praças públicas de Berlim. O urso foi escolhido por ser o símbolo de Berlim. Com os braços para cima eles transmitem otimismo, alegria e amizade. 

A exposição foi um sucesso: trouxe arte para as ruas, promoveu a união entre os povos e as esculturas foram leiloadas e beneficiaram organizações filantrópicas infantis.

No ano seguinte, em 2002, uma nova idéia deu sequência ao projeto inicial: Os United Buddy Bears – embaixadores para uma convivência conjunta e pacífica da humanidade.

São aproximadamente 140 United Buddy Bears que representam diversos países reconhecidos pela Organização das Nações Unidas. Cada um é pintado por um artista e representa o seu país. Eles são expostos lado a lado, de mãos dadas, pacificamente, promovendo amizade, paz, tolerância e o entendimento mútuo entre as diversas nações, religiões e culturas. 

O urso brasileiro foi feito pela artista brasileira Sônia Corrêa. Ele simboliza o país em todas as suas facetas. 

Urso brasileiro Foto da United Buddy Bears : http://www.buddy-baer.com/pt/united-buddy-bears/idea/united-buddy-bears-overview.html

Desde 2002 os ursos tem sido expostos em vários cidades do mundo. Na copa do mundo de 2014, eles estiveram na praia de Copacabana no Rio de Janeiro.

United Buddy Bears na praia de Copacabana. Foto da United Buddy Bears : http://www.buddy-baer.com/pt/united-buddy-bears/idea/united-buddy-bears-overview.html

E os Ursos Camaradas veiram passar as festas de final de ano de 2017 em casa. Eles estarão expostos até 07 de janeiro/2018 na praça Walter-Benjamin Platz em Kurfürstendamm.

Depois disso, os embaixadores seguem viagem, mas lembre-se que existem muitos outros Buddy Bears que moram permanentemente em Berlim. Veja onde encontrá-los: https://www.google.com/maps/d/u/0/viewer?mid=1M59t7d6atHVYhxb60aUDdhyp4n4&ll=52.51332165367728%2C13.353072133907972&z=11

Através de doações e leilões de ursos, a UNICEF já arrecadou, até novembro/2017 €2.270.000 para ajudar crianças carentes.

Aqui você pode comprar o seu Urso Camarada: https://shop.buddy-baer.com/shop/en/

Artigos Relacionados

Os comentários estão desativados.

Facebook
Facebook
Google+
Twitter
Visit Us
Instagram